terça-feira, 7 de abril de 2015

Que roupa vou hoje?

    


   Nos dias atuais a equidade de gêneros vem sendo um tema bem forte em questão de discussões e debates. Antigamente a única coisa que intrigava a mulher era o seu salário diferente (menor) do homem, que exercia o mesmo papel que ela. Hoje já se abrange maiores conflitos. A liberdade que a mulher vem, gradativamente, conseguindo e a consciência dos homens. Esses são pontos cardiais da igualdade de gêneros no século XXI.

    O tempo passou, as pessoas mudaram, e hoje elas querem coisas novas, elas querem seus direitos. A mulher é um exemplo de mudança positiva. Ela está passando de "dona de casa", cuidando dos filhos e deveres primordiais da casa, para uma "mulher contemporânea" que se cuida e ao mesmo tempo cuida dos filhos. Mas nem sempre tudo está a favor dela. Algumas ainda têm estereótipos, e preferem não se enquadrarem as liberdades propostas.

     O problema começa quando entramos na escola, é tudo muito inocente, mas já com rótulos e regras. "Meninos desse lado e meninas do outro" "meninas peguem as bonecas, meninos os carrinhos" frases que ouvimos lá no primário, mas que já nos definem e nos moldam.
     Grande parte das propagandas (vai verão , vem verão) fazem com que a mulher seja vista como um objeto que pode ser controlado, mas não é isso que as elas querem passar, não é essa visão. A mulher também tem sentimentos, sabe fazer cálculos matemáticos, pode carregar sozinha suas compras, pode vestir a roupa que quiser sem sofrer assédios ou julgamento, e um dia terá o mesmo salário do homem, por direito.

(OBS: vou usar esse tema para fazer o meu trabalho de pesquisa na escola, e gostaria que, caso vocês tivessem algumas fontes bacanas para me passar iria agradecer muito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário